Gostou de algum texto? Quer copiar o texto inteiro ou parte dele? Clique e saiba como fazer!

Licença Creative Commons
A obra Vagabond of the Western World de Luciana Alves Bonfim foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em dontfearthereaper1981.blogspot.com.

Desejados!!!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Capitalismo x Socialismo

Se algum "colega" da minha época de História visse esse título do post, já ia ficar nervosinho porque Capitalismo veio antes de Socialismo. Ah, vá!

Ih, gente... não vou defender um ou outro não... mas é que eu rachei aqui na frente da TV com a situação criada poucos minutos atrás pela tal propaganda política no meio do Jornal Nacional...

Ihihihihiehehehehahahahahaahahaohohohohohohoho

A situação foi a seguinte:

Um pouco antes do Jornal Nacional ser interrompido pela propaganda política partidária (obrigatória), a Sandra Annenberg anunciou que logo voltariam com o discurso do presidente Barack Obama sobre os direitos civis dos cidadãos americanos negros e uma reportagem a respeito da ECONOMIA DANDO SINAIS DE RECUPERAÇÃO DA CRISE.

Aí, entra o PSTU usando o formato de, vejam só vocês, Jornal Nacional, anunciando as manchetezinhas do jornalzinho deles. Dentre os assuntos, estavam a crise mundial, a falta de emprego e as duas pessoas que as tropas da ONU (lideradas pelo Brasil) mataram numa revolta no Haiti (?!).

Logo após o término da propaganda política do PSTU, o Jornal Nacional voltou com a notícia de que a economia mundial começava a dar sinais de recuperação da crise, que a oferta de empregos tinham aumentado, mas tiveram o cuidado de mencionar que ainda não era suficiente, e daí mostraram lá o discurso do Obama.

Agora, vamos exercitar o nosso olhar crítico, certo?

a) é óbvio que o Jornal Nacional fez o anúncio dos sinais da recuperação da economia mundial propositalmente antes dessa propaganda política do PSTU. Fiquei até com vergonha alheia pela obviedade dessa jogada ideológica;

b)o PSTU, assim como vários outros partidos de esquerda, devia tomar vergonha na cara e deixar de ser hipócrita. Um partido que se diz Socialista e Trabalhista deveria se envergonhar de usar o formato de um jornalzinho pra fazer esse tipo de propaganda política. Primeiro, porque esses caras da esquerda não se cansam de proclamar aos quatro ventos o quanto os jornais televisivos são manipuladores e omissos. Quem foi o cabeçudo responsável por uma idéia tão hipócrita como essa? Vergonha alheia, de novo, faz favor...

c) Colocar os "entrevistados" lá falando sobre a crise, sobre o desemprego... tão fácil mostrar gente desempregada, só ir numa agência de emprego e entrevistar alguém na fila, mas que idiotice! Nem sabemos porque o cara perdeu o emprego há dois dias, nem tudo é culpa da crise, tem gente que é vagabundo ou incompetente, não quer trabalhar ou não faz por merecer o salário, então sai e dá lugar pra outro melhor, ué. Não gostou, companheiro? Então continua pagando o salária da sua empregada sem reclamar que ela não faz as coisas direito!

Gente, não é que eu ache que o desemprego é uma coisa linda e normal. Mas eu fico putaça de ver um partido que se diz do povo manipulando o pobre do povo de maneira tão filha da puta e descomprometida! Entrevista o cara que perdeu o emprego, dá o nome dele, diz onde ele trabalhava e o porquê do cara ter perdido o emprego. Mas não faz uma coisa tão nojenta dessas, tão descomprometida, tão manipuladora!

c) As forças da ONU, lideradas pelo Brasil, mataram dois haitianos lá no Haiti durante uma manifestação por aumento de salários. Brasil fora do Haiti, já! Ah, meu filho, assim não dá. Reclama porque o Brasil não é bem visto lá fora. Reclama porque o Brasil não se impõe. Daí, reclama do Brasil negociando com o G8, reclama do Brasil tomando parte nas ações da ONU. Dá pra decidir, fazendo o favor? Que estudante de humanas, em sã consciência, consegue se esquecer que política internacional e exército forte são apenas alguns dos fatores que fazem uma nação forte? E outra, né?

Aí eu ainda tenho que ouvir "os Socialistas do país tem que se unir e bla bla bla". Alguém poderia fazer o favor de pegar qualquer livro de História e mostrar pra esse povo que não são só os Capitalistas que matam civis? Ahn? Ahn? Ah tomar vergonha na cara e deixar de ser hipócrita!

d) Volta o Jornal Nacional, com a notícia de que a economia mundial dá sinal de recuperação da crise.

Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahahahahahahahahahahahahahaha

Coitado do povo, véio. Coitado do povo, sáporque?

Porque uma parte vai acreditar na propaganda hipócrita e manipuladora do PSTU - a culpa é toda do Lula, do Obama e dos EUA. Vão jurar nunca mais comer um Big Mac e beber Coca Cola e vão jogar pedra nos milicos. Outra parte vai preferir acreditar no Jornal Nacional, afinal de contas ele está no ar há trocentos anos e os socialistas são todos uns estudantes de humanas vagabundos (obrigada, grevistas e anarquistas, pela nossa imagem por aí!).

E eu e vocês vamos continuar putos da cara porque sabemos que pequena parte da população vai entender os interesses por trás dessas notícias e propagandas. Uma pequeníssima parte da população vai entender o porquê de determinadas notícias serem anunciadas antes de outras... Se eu fosse filiada a esse partido, iria morrer de vergonha de vê-lo usando uma tática tão nojenta, hipócrita e manipuladora quanto essa.

É por essas e outras que eu não me arrependo de ter largado História, mesmo faltando tão pouco. E é por essas e outras que a História deve dar graças a zeus por ter sido largada. Eu não teria "conseguido" honrar a fama de Humanas/Sociais.

6 comentários:

Shogun disse...

"Nem sabemos porque o cara perdeu o emprego há dois dias, nem tudo é culpa da crise, tem gente que é vagabundo ou incompetente, não quer trabalhar ou não faz por merecer o salário, então sai e dá lugar pra outro melhor, ué. Não gostou, companheiro? Então continua pagando o salário da sua empregada sem reclamar que ela não faz as coisas direito!"

Com isso você também acaba de dizer o por que o socialismo é ruim e por que o capitalismo é menos pior.

Não preciso acrescentar nada. Só dizer que detesto o PSTU. (Alias o que eu não detesto?).

=**

Emerson disse...

Um "bom" político sabe discursar salientando os pontos que ele quer que seu eleitorado preste atenção e abafando a parte que não for de seu interesse (interesse do político).

Um político "sério/responsável" (papai-noel) fala o discurso todo com as devidas ponderações, assim seu eleitorado poderá avaliá-lo de uma forma mais amparada.

O caso do pstu é falta de dinheiro para contratar uma mente "Ivone" para produzí-los, já que ficou bem claro que tipo de políticos eles são

Cris Pironi disse...

Lu, as coisas são complicadas, a meu ver, pq o ser humano não nasceu pra viver em sociedade e ponto. Nasceu para viver em sociedade no q se refere aos interesses (manutenção, desenvolvimento), mas no q se refere à laços reais de soliedariedade real (não aceito nem q aquele q quer enterrar a todos nós, aquele cujonomenãovoudizermastodossabemquemé, me critique).

O ser humano tem até uma pequena coisa de se preocupar, mas vc vê na história (tô falando da percepção da Cristiane observadora e não cientista política) q o ser humano se preocupou muito com o q os outros pensavam, se preocupou em ter mais q os outros, em dominar os outros e, por fim, em sefu com os outros. Essa é a verdade, e não é nem a opinião de uma boa católica, pq não sou católica, não sou nada hahahaha.

Na boa, meu, eu já achei q o problema estava no dinheiro (no começo da facul) e tentei quebrar minha cabeça pensando numa solução. Rapidamente vi q não adiantava, q o ser humano sempre dá um jeito de ganhar mais q o outro, de ser mais q o outro, de ter mais q o outro, a revolução francesa levantou uma bandeira falaciosa - liberdade, igualdade e fraternidade, sendo que no lugar de igualdade era propriedade, mas acharam chatinho e mudaram hahaha. Igualdade não existe no dicionário do ser humano, então não adianta se enganar. Ninguém quer ser igual aos outros, em nada.

E a democracia, ah, democracia... concordo muito co Hobbes, mas nesse ponto penso como ROusseau: "se existisse um povo de deuses, governarse-
ia democraticamente. Governo tão perfeito não convém aos homens”, seres tão, mas tão imperfeitos q dá medo. Seres dados à paixões, à inveja, à subjugar o outro, os animais, enfim.

Leesho.

hahahha

Desabado apenas.

Dos programas é isso, em td tem ideologia e direcionamento. Não existe nada e nem ninguém neutro. Ainda q, se for pensar como era na democracia de partido, nossa democracia de público está é bem servida.

Só q sem educação e com preguiça de pensar (sim, muitos doutores em medicina, engenharia, física, etc têm preguiça e não sabem pensar politicamente e socialmente), as pessoas não captam nada, não percebem nada.

E o Brasileiro é aquilo, reclama, não mexe a buzanfa - como já me frustrei ness aprofissão - e ainda culpa a colinização pelos nossos males.

Vá catar coquinho na descida.

Van tulipa disse...

Adoray!

Bonitas e bacanas disse...

Eu não vi isso, mas pelo que vc falou, concordo.

Ai, meu, e a economia dá sinais de recuperação dia sim dia não. A gente faz mercado de valores norte-americano lá no trabalho e é patético. Num dia sobe e os operadores dizem que é pq saiu um dado X que foi bom, então estão animados com a recuperação global e compram ações. No dia seguinte, sai um dado ruim ou uma empresa demite ou faz alerta de lucro e então as esperanças de recuperação dfiminuem e vendem ações.
´Tem é muita gente ganhando dinheiro às custas da crise e dos desempregados gerados por ela.

Daniel disse...

Eu não vejo a globo a séculos, Lu, mas gostei bastante desse seu post, realmente viu de maneira bem crítica a situação. Às vezes a gente ta tão acostumado e "hipnotizado" a ver certos canais que esses "pequenos detalhes" se passam sem que a gente perceba.

Felizemente tem gente por aí, como você, que enxerga além do trivial.