Gostou de algum texto? Quer copiar o texto inteiro ou parte dele? Clique e saiba como fazer!

Licença Creative Commons
A obra Vagabond of the Western World de Luciana Alves Bonfim foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em dontfearthereaper1981.blogspot.com.

Desejados!!!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Filmes: adaptações, continuações e remakes...

FALTAM 4 DIAS PRA HP E O ENIGMA DO PRINCÍPE!!!!

Durante uma troca de comentários muito legal que eu tive com a Cris Pironi do Beleza Pura, me veio a idéia de escrever esse post que, convenhamos, não é nem um assunto do tipo "wow, que assuntão original!", mas que mesmo assim, vai ser escrito... porque cês sabem, néam? Eu podia tá matânu, podia tá robânu... podia tá traficânu, tá cheirânu, tá fumânu, certu? Mas não... tô aqui postânu na maior das humildade, certo?

Então, gente... vamos falar sobre filmes? Yay! Tenho bastante porcaria coisa pra falar, então vou fazer por partes, da mesma maneira que faria o nosso amigo Jack (nunca entendem a minha piadinha do Jack, the Ripper).

01. O mercado do cinema atualmente.
Vocês já repararam a montanha de livros que vem sendo adaptada para o cinema? Gente, é uma coisa nunca vista antes na história desse país! Deste planeta! Tipo... virou bestseller, ficou um mês no topo dos livros mais vendidos, virou filme. Não dá tempo nem do pessoal ler o livro e gostar, os caras já estão lá filmando. Foi assim com HP, Crônicas de Nárnia, Marley e eu, com os livros da Stephanie Meyer, O caçador de pipas... Até História sem Fim tem filme (hail, anos 80, SBT, Cinema em casa!). Videogames como Silent Hill também estão virando filme. Comofás pra me segurar e não ver o filme antes de ler o livro?

Sim, porque o livro é sempre melhor do que o filme. Até mesmo HP, cujos filmes eu amo tanto quanto os livros, tem várias cenas cortadas e algumas coisas adaptadas... Marley e Eu foi uma aberração. Ok, o filme é fofo, o cachorro é um amor, a Jeniffer é linda... mas o enredo ficou uma bosta, gentem. Chuto que o filme não tem nem 80% da história do livro, que desgraça!

O que está acontecendo é bom ou ruim? Tipo... ninguém mais senta pra escrever filme lá em Hollywood? Eu sei que os alternativos estão por aí, mas eu tô falando de cinema como entretenimento, e não como forma de crítica e instrumento de reflexão. Nunca mais teremos pérolas do tipo "Os Goonies"? "Curtindo a vida adoidado" - Save Ferris! Vamos ter que ler os livros e ver os filmes? Por um lado, os filmes atiçam a piazada a ler os livros. Nunca na história desse país (Lula Mode On) eu vi tanta pivetada lendo livro. E quais livros são? HP, Stephanie Meyer, O caçador de pipas, O menino do pijama listrado, A menina que roubava livros... todos bestsellers, a maioria virou filme. O Paulão Coelho aí, transformando os livros em filmes... aliás, esse lucraria com os livros virando filme, hein?

E o que dizer de "Assassinato no Expresso do Oriente" e outros da rainha Agatha Christie, adaptados para a telona ou telinha? Só ela poóóóóode porque as adaptações não são desta época?

Não tem como dizer que é só bom ou só ruim. Deve haver vantagens e desvantagens nessa tendência. Pelo menos a piazada tá pegando livros pra ler, néam...

02. Os filmes e as continuações
Agora não posso usar a frase do "nunca antes na história deste país". As continuações são fato, vide os anos 80 que me traumatizaram com as sequências do Freddie, do Jason e do Alien. Sem falar em Karatê Kid (sendo que o III foi dispensável), Halloween, Rambo, Duro de Matar, Bradock, Máquina Mortífera... wow!

Essas continuações foram demais... mas existem algumas coisas desnecessárias. Estava falando com a Cris que eu até entendo que HP, Crepúscolo, Matrix, Tomb Raider, X-Men, Spider Man, O Senhor dos Anéis tenham continuações, porque são continuações nos livros e/ou foram pensados como trilogias (vide Matrix, X-men...). Mas tem muita coisa desnecessária, tipo as continuações de Ace Ventura. Li num artigo que a Cris me passou em um dos comentários dela e concordei que, dependendo da sequência, os atores são "genéricos". Aí não rola... Imagine uma sequência de O Máscara sem o Jim Carrey! Ou então uma sequência de Ocean's Fourteen (Quatorze homens e mais um outro segredo!) sem o Brad e o George... ou então uma sequência de Sr. e Sra. Smith sem o Brad e a Angie!

Estão cotando a Megan Fox pra ser a nova Lara Croft. Que absurdo, a eterna Lara Croft é a Angelina, que que é isso? Ou faz uma sequência decente, ou então não faz! Hail Lara Croft e Hail Angelina Jolie *_*

Sem falar que as continuações correm o risco de cair no ridículo, né... olha só:
Eu sei o que vocês fizeram no verão passado
Eu ainda sei o que vocês fizeram no verão passado
(esqueci o nome do terceiro... mas tem, hein!)

03. Os remakes

Tô resenhando, hein!

O que tem de remake é uma coisa absurda, também. Soa como se os escritores ou produtores fossem incapazes de algo bom e original, como se todas as boas fórmulas tivessem sido gastas e tudo isso é camuflado sob a pecha de "estamos prestando uma homenagem pra história do cinema". Pfffffffffffffffff... dá licença... Sou contra refilmar coisas lindas de Zeus como Os Goonies, Curtindo a Vida Adoidado, Rambo... com outros atores não vai dar certo... Sem contar o anacronismo, né... Os adolescentes de hoje vão rir dos Goonies e jogar o nosso orgulho na lama!

Eu vou lá e assisto porque eu gosto do original, mas onde é que já se viu refilmar O massacre da serra elétrica, gente? Já perdeu a graça, né... O que dizer então dos filmes japoneses de terror, que são copiados na cara dura pelos caras de Hollywood? Já viram um filme de terror japonês? É muito... mas MUITO mais assustador e medonho do que um filme holywoodiano.

Agora, o fim da picada nessa história de remakes, pra mim, foi o que fizeram com R.E.C. Assisti a versão original espanhola e gostei muito (é, sou chegada nuns zumbis). Aí, tipos que meses depois eu fico sabendo que Hollywood foi lá e fez o filme I-GUAL-ZI-NHO, copiou até os ângulos e luzes/sombras da filmagem anterior, só trocou os atores espanhóis por americanos e traduziu os diálogos, esses filhos da puta... De modos que o REC espanhol perdeu público no cinema pra dar lugar ao REC americano copiado descaradamente.

É de dar nojo, viu... um remake deveria ser sinônimo de adaptação ao tempo em que vivemos com acréscimo de recursos que enriquecessem a trama, com atores dignos, e não apenas uma cópia tapa-rombo-de-produtora... Ficou puta!



Pra terminar esse post pseudo-sério, gostaria de dizer que nem toda adaptação e nem todo remake são um lixo. E que os meus gostos não são do mais refinados pra cinema (vide minha paixã pelos Goonies e filmes do tipo Conta Comigo, Bradock (ahahahahah) etc... ), mas não é por isso que não tenho também o direito de opinar sobre cinema, néam!

Bom... é isso! Beijo gente..

6 comentários:

Daniel disse...

Concordo, Lu.

Po, sem falar em histórias inspiradas em clássicos do cinema. Jà perdi a conta de quantos filmes foram criados copiando a idéia do Janela Indiscreta, dirigido pelo Hitchcock.

Mas tudo tem as exceções realmente. Quando às sequências, tem umas raras que são melhores que as originais. Tipo, o Exterminador do Futuro 2 pra mim ficou mil vezes melhor que o primeiro, kkkkkk aliás, pra mim é o melhor da série, rsrsrs.

Bonitas e bacanas disse...

Eu podia tá matânu, podia tá robânu... podia tá traficânu, tá cheirânu, tá fumânu.

Hahahaha, eu sempre acho isso engraçado.

Lu, não estou conseguindo entrar muito na net. Grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
Quero falar com vcs todos os dias!!!

Bonitas e bacanas disse...

Meu chefe sempre faz essa piadinha do Jack. Há anos. Mas eu ainda acho engraçada hahahaha

Tbém sempre prefiro o livro. Os de HQ que viram filmes são uma boooosta.

Continuações tbém não curto muito. matrix tbém concordo. Os do Jason Bourne tbém, mas ficar fazendo o mesmo filme trocentas vezes, não dá. Por exemplo, os Oceans da vida. O 1o foi bom, o 2o foi lixão. E nem precisava do 2o. Fizeram só pela grana mesmo.

Os trocentos filmes do verão passado são lixo, mas confesso que assisto de vez em quando na TV, principalmente se estou gripada e de cama hahaha.

Nossa, o remake do massacre da serra elétrica me deu vergonha do diretor e dos atores. gente, que porcaria. Medonho, mas de ruim hahhaa

Quer saber? A maioria dos filmes que estão saindo recenemtente são todos ruins. Não vou ao cinema desde Obrigado por Fumar, acredita?
Cansei

Bjsss

Van tulipa disse...

Bem-redigido-o-texto-amo.

Cy disse...

"nada se cria tudo se copia" ja dizia o chacrinha!!! ahuahuha
Falta de criatividade ta grande...

Mas heim luh?? qual criança da nossa geração n gosotu dos Goonies??heim heim??nun conheço não!rs
=**

**Taís** disse...

Eu acho que a continuação do boneco assassino foi perda de tempo tbm...e do meu sono de quando eu era mais nova. o.O

Ahhh, sobre o filme eu ainda sei o que vcs fizeram no verao passado, o proximo é :eu continuo sabendo.....e o outro o terror ronda a escola (?) nada vê o quarto!pff
heheheheh
já vi muuuuito esses filmes, e a trilogia Pânico tbm! aii Jesus...
Mas entón tá!
To ansiosa pra quarta!!

Fubazada da quarta série!
Cascavel nos aguarda pra acabar com o final do fiilme de vcs!!
muuua muuua muuuuaaaaaaa
;)