Gostou de algum texto? Quer copiar o texto inteiro ou parte dele? Clique e saiba como fazer!

Licença Creative Commons
A obra Vagabond of the Western World de Luciana Alves Bonfim foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em dontfearthereaper1981.blogspot.com.

Desejados!!!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Sobre a lei anti-fumo e "otras cositas más".

Olha só, eu não fumo. Já fumei há milênios atrás, numa era rebelde sem causa da minha vida.

Meu pai sempre fumou e só no dia em que ele achou que tivesse câncer de pulmão, foi quando ele parou. Parou no susto e a gente acha que esse foi um fator que acelerou o desenvolvimento do Alzheimer. Não era câncer, mas era aquela doença que seca o pulmão, acho que se chama enfisema pulmonar. Ele chegou a tossir sangue, olha a situação. Ele não chegou a morrer por causa do cigarro, morreu por danos graves ao pâncreas causado pelos anos de álcool que ele consumiu, embora ele tivesse parado de beber (tanto) havia uns doze, treze anos...

Tudo isso é pra localizar qualquer um a respeito da minha posição sobre cigarro e álcool.

Dizer que beber só faz mal a quem bebe é mentira pura e deslavada. Meu pai nunca foi agressivo quando bebia e nunca levantou a mão pra gente nessas situações. Mas a bebida fazia ele se achar engraçado demais, falar demais e isso me constrangia. Podia ter sido pior? Podia. Mas mesmo assim, o trauma foi grande. Sabemos que alcoolismo tem a ver com genética e pudemos comprovar na história da nossa família. Eu sou fraquinha pra essas coisas e sei que tenho compulsão por várias coisas, então é foda ter que ficar se controlando enquanto todo mundo enche a cara, mas eu não quero virar uma alcoólatra, agradeço e passo o título pra quem acha bonito ficar caindo nas festas, vomitando nos amigos e batendo nos postes. Eu nunca tomei porre? Tomei. Nunca bebo nessa vida? Bebo. Mas não acho lindo beber e cair, vomitar e dirigir. Não encho a cara toda vez que bebo. E sei as desculpas que um alcoólatra dá para beber mais um pouquinho, sei como um alcoólatra é chato de aguentar porque eu vivi isso e posso falar sobre. Não tenho a mínima vergonha, porque assim como me constrangia com o meu pai de vez em quando, também morri de orgulho quando ele parou de beber, entendi o nervosismo dos primeiros meses, chorei nas recaídas, e no final valeu tudo a pena nessa vida ele ter parado de beber. A nossa vida ficou 100% melhor.

Mas o assunto é o fumo, né.

Também erra quem acha que fumar é melhor do que beber. Os dois são uma porcaria, não prestam e a fumaça do cigarro atinge as pessoas ao redor - os fumantes passivos. Fui fumante passiva durante 26 anos da minha vida, porque o meu pai fumava pra caralho rs. A única vez que vi minha mãe com cigarro na boca foi quando ela fez o favor de acender um pro meu pai enquanto ele dirigia. Por curiosidade, fumei durante um tempo, aprendi a tragar e depois não achei mais graça ficar com gosto de cinzeiro na boca.

Não vou condenar quem fuma. Mesmo dizendo que fumar não é melhor do que beber, ainda prefiro que fumem cigarro do que encham a cara e saiam dirigindo e enchendo o saco dos outros por aí. Confesso que bem lá de vez em quando me dá vontade de fumar um cigarro, mas nada que me deixe mau humorada nem me faça arrancar os cabelo, e eu não fumo só por causa dessa vontade. Tenho vários conhecidos que fumam e não dou chilique porque alguém do meu lado está fumando, a não ser que a fumaça esteja vindo diretamente na minha cara. Enfim, cada um faz o que quer com a sua saúde, né.

Mas o que me deixa putaça é ver, nessas reportagens de TV, os fumantes falando que não fazem mal pra ninguém. Pra puta que pariu, né? Qualquer Zé da Esquina sabe que faz mal sim, ainda mais pela fumaça ser inalada sem filtro. Então, se você quiser fumar, fume. Mas respeite o direito dos outros de não serem incomodados e atingidos pela sua fumaça, é simples. Você quer fumar, eles não querem. Ninguém tá proibindo você de fumar. Só estão proibindo você de fumar em lugares fechados. Você ainda pode fumar em lugares abertos. Não gostou? Pois é... imagina o não-fumante que tem que te aguentar com o cigarro jogando fumaça nos cabelos, no nariz... vamos se ligar, né!

Meu pai... sempre o meu pai, podia ter todos os defeitos do mundo... bebeu mas parou, fumou mas parou - no susto, mas parou. Só que toda vez que ele acendia um cigarro, ele fazia questão de ficar na soleira da porta ou na janela aberta. Não adiantava muito, mas pelo menos ele demonstrava que nos respeitava.

Cito esse exemplo porque se a fumaça do cigarro de alguém chega até mim, mas a pessoa está pelo menos um pouco empenhada em não incomodar, eu não ligo mesmo. Mas se a pessoa é uma sem noção do KCT, tudo está fechado no lugar, ou ela faz aquela posezinha de fumante wannabe erguendo o cigarro pra longe da mesinha e dos amiguinhos dela e apontando o cigarro e a fumaça pra MINHA mesa, pra MIM e pros MEUS amigos... ahhhh, peraí né...

Acho essa lei de São Paulo uma lei que está se voltando contra ela. Vá vá vá... vão ter que fiscalizar boates, clubes, lanchonetes... vamos falar sério, né. Mas acho que essa lei é uma resposta ao mau hábito de alguns fumantes brasileiros. Se eles tivessem o hábito de respeitar que não fuma, a lei não seria necessária. Portanto, não venham culpar os não-fumantes pela lei. Culpem-se a si mesmos.

E me deu vontade de fumar um cigarro. Prontofaly.
O bom é que eu sei que não vou fumar. Acho que vou abrir a lata de leite condensado, AAAAAAAAAAAAAHAHAHAHAHAAHAHAH.
_________________________________

Bem rapidinho:

* Eu acho que a Colômbia faz o que quer, ela é soberana, assim como o Brasil. Também acho que o Brasil não vai admitir invasão de território terrestre e aéreo por parte de nenhum outro país. Então, eu é que não vou ficar falando mal sobre as bases norte-americanas na Colômbia, contanto que elas fiquem por lá. "Ah, Luciana, mas olha a ameaça..." Já sei, vocês vão falar sobre a Amazônia e bla bla bla. Quando eles reinvidicarem a Amazônia brasileira pra eles, vocês podem vir aqui me xingar. Enquanto isso, prefiro não dar créditos a determinadas lendas urbanas anti-americanas.

* Enquanto isso, no Senado brasileiro... tá uma coisa linda de ver. Renan Calheiros, Fernando Collor de Melo e Tarso Jereissati numa demonstração meiga de afeição e decoro parlamentar.
" - Não aponte esse dedo imundo para mim"
" - Não ouse citar o meu nome!"
" - Engula o que você falou!"
" - Seu cangaceiro!"
" - Presidente (Sarney), olha a falta de decoro do colega" conta tudo pra sua mão, Tarso

AAAAAAAAAAAAAAAAAAHAHAHAHAAHAH

Ai ai... seria cômico se não fosse trágico esses caras falando como se nunca tivessem tido problemas com a justiça, querendo ser respeitadinhos, faça-me o favor! Com todo respeito a vocês que lêem esse blog, mas vão todos pra puta que pariu! A gente chega a ter vontade de desejar que o teto daquele lugar desabe e atinga determinados "representantes do povo" bem no meio da cabeça. Tão achando que a gente é burro? Arquivaram 4 denúncias e tão achando que a gente é burro? Ah pra puta que pariu!

Fico puta! Ficou puuuuuuuuuuuuuuuuuuta!

9 comentários:

Shogun disse...

Odeio bêbados.
Odeio cigarro.

Se o estaites querem metralhar a Venezuela problema do Chaves mas que não ponham os pés no território Brasileiro.

Se eu não der certo pra nada na vida já decidi que irei sequestrar um avião e joga-lo no Congresso ou no Senado.

Daniel disse...

po, nunca fumei, só o cheiro já incomoda, por isso nunca tive vontade de experimentar, rsrsrs.

O lance é que realmente atrapalha a vida dos outros que não tem nada a ver, tanto o cigarro quanto a bebida.
Acho que a bebida realmente causa mais dano ainda, por que o pessoal chapa e sai dirigindo por aí doidão.
Já tive uns dois lances que quase rolaram de acidente por causa disso.
Tem que ficar esperto pra passar no sinal de trânsito, mesmo que ele esteja verde pra você, de madrugada, principalmente nas de sexta pra sábado e nas de sábado pra domingo, rsrs. Essas coisas deviam ensinar na auto-escola também, rsrsrs.

Bonitas e bacanas disse...

Adoro cigarro e odeio bebida. No entanto, paro de fumar muitas vezes, inclusive por coisa de ano. No momento, não estou fumando. Paro sem motivo. Me dá vontade de parar, paro. me dá vontade de voltar, volto.
Qdo fumo, tento sempre, em bar, balada, etc, fumar perto de quem tá fumando. No trabalho, fumava no estacionamento e não na porta, onde tinha os cinzeiros, pq passava todo mundo por ali, inclusive não fumantes. Achava engraçado que uns amigos meus Não fumantes, qdo eu tava fumando, ficavam super perto, a ponto de vc se incomodar por achar que a fumaça tava indo na cara deles. Sabe muito perto mesmo? Acho que tinham vontade de fumar e não tinha coragem haha. Qdo fumo, só namoro fumantes e vice-versa. Acho que atrapalha os outros, sim. Da mesma forma que não fico perto de bêbados, apesar de ser permitido beber em qq lugar, acho que tem gente que se incomoda com fumantes, sim. E a saúde, né?

Só que a lei não é lá essas coisas. Vc pode fumar na rua. Então as pessoas saem do trabalho e vão fumar na rua. Um monte de gente junta fumando na rua e tacando fumaça na cara das pessoas e bitucas no chão, entupindo ainda mais a cidade.

Nos bares, pode-se fumar em mesas na calçada, se não tiver coberto. Vai ficar uma nuvem de fumaça e qualquer um que passar ali naquele fumódromo concentrado, vai se intoxicar. Aliás, já vi desde o final de semana bar anunciando que vai tirar o coberto pra poder-se fumar lá.

Ou seja, só dentro da balada mesmo que não pode.

Acho que os fumódromos em prédios, afastados das demais pessoas eram bem mais úteis que concentrar as pessoas nas ruas, soltando fumaça e bitucas no chão.

Mas, enfim. Que que eu posso fazer, né? A mim não interfere em nada. Agora que Não tô fumando, Não ligo pra fumaça alheia, então pra mim tanto faz. E qdo e se voltar, tem um monte de lugar em que posso fumar. E, sabe, ok, faz mal pra saúde. Mas a batata frita que eu como tbém faz e eu como mesmo assim. Eu teria que ser muito saudável para poder reclamar do fator saúde.

Posso falar? Para mim, tinha que proibir MESMO. Cigarro e bebida. Não são drogas? Proíbe, oras. As pessoas morrem por isso, caramba. Só não proíbem vc sabe pq, né? Dá $. Maconha não é proibido?? Tenho certeza que cigarro e bebida matam um milhão de vezes mais que a maconha.


Tbém Não dou bola para essas a determinadas lendas urbanas anti-americanas. nada a ver.

Bjsss

Bonitas e bacanas disse...

Não notei que tinha escrito tanto. Credo.

Van tulipa disse...

Eu vendo 1 pulmão.

Cris Pironi disse...

O álcool e o cigarro causam males à humanidade.

A meu ver o álcool traz problemas pq? Pq ele não apenas acaba com o organismo de quem consome como prejudica a vida das pessoas q estão á volta, como vc mesma disse e mata pessoas por aí. Se a pessoa se mata sozinha, oka (Durkheim, oi? kkk), agora, matar o outro, não.

Vi no orkut uma pessoa falando q alei anti tabagismo não era democrática... ai, caraca, melhor ler isso do q ser cega! A lei não fere o princípio das liberdade individuais pq a pessoa não é obrigada a parar de fumar, ela apenas é proibida de fumar em determinados locais. Quem fumar no rochedo afastado da praia mais deserta? Ok. Quer fumar com a cara no seu vaso sanitário? Ok. Mas não na cara de pessoas q nada têm a ver com seu vício. Mais uma vez está prejudicando os outros.

Vou falar aqui e agora q fumar em pleno século 21 é muito, muito out. Sabendo td q causa, a porcaria q é jogar fumaça tóxica pra dentro do seu organismo (se não bastasse a fumaça tóxica saída dos carros e fábricas q temos q inalar compulsivamente, diariamente), e aquele fedor na roupa, nos poros, nos dedos, um nojo. Nada justifica, sobretudo q pessoas na casa dos seus 20 e 30 anos fumem. É uma geração q não pdoeria fumar.

Eu estou de saco cheio da política brasileira e do senado. E olha q eu sou cientista política, pra vc ver como anda a coisa.

Bjssssss.

Cris Pironi disse...

Van, nunca mais fume! Uma mulher leanda e inteligente, glamour puro não pode fumar!

Eu concordo q os pequenos fumódromos eram melhor.

Ai, gente, sabe q imagem me veio à cabeça agora? Uma gaiola de vidro fechada por todos os lados e o povo fumando lá dentro, entra pra fumar e sai pro trabalho. kkkkkkkkkkkk Aquela fumaça, ô dó! Pior q agora tb pensei no cheiro q ficaria na roupa.

Bruna Belatriz Brasil disse...

Oi Lu
Inveja do teu pai
Porque o infame do meu (não chamo ele de pai, chamo de qualquer outra coisa menos de pai) se enquadrou em todos os exemplos negativos que você deixou nas entrelinhas: quando bebia (bebe) é violento, fumou toda vida na nossa cara. Está morando com a minha tia e ontem 23:41 da noite veio aqui ameaçar é mole! Enfim, um dia falo sobre isso... A única coisa que vez por outro bebo é vinho rosé suuuuperrr doce, e como ninguém compra (e eu não gasto meu dinheiro em álcool pra beber) praticamente não bebo nunca. Tenho exemplos tristes de colegas de faculdade que sempre fazem fiasco quando bebem, uma no carnaval que passamos em Itaipulândia levou glicose na veia e bronca de todo mundo do grupo. A outra que é super influenciável bebeu todas que podia e teve um grupinho que incitou ela a mexer com uma nanica (nanica mesmo, diz que a guria tinha pouco mais de 1,40 e olha que essa minha colega é mais baixa até do que eu). Resultado: levou uma surra feia!!! Já não bastasse isso, no outro dia de manhã tava fedendo mais que gambá coberto por lama de chiqueiro e ainda atrapalhou a aula. Pra ajudar a mesma indivídua fuma, e fede pra diabos!!! E reclama da lei de tabagismo. Vivo mandando ela a merda. Porque o vício é dela mas o pulmão é meu. A faculdade tem área aberta enorme e a infeliz tem que despejar aquele lixo em fumaça na minha cara. Sabe, fico bem louca da vida com pessoas como ela e penso em cada indivíduo que a vida me despeja na vida... Bom, mas agora é o ultimo semestre heheheeh É triste falar assim, mas é a realidade.
Beijos

Bonitas e bacanas disse...

Deja vu hahaha
Verdade.

PIor que o kit saiu da promo, as meninas avisaram nos posts. tá 129 agora. Sacanagem, tava 99 até ontem.

Ai, Lu, esqueci o que mais eu ia falar...

Bem, vi seu email. Tá anotado. Te respondo em breve. Ah, mando amanhã, vou ter que fazer comprar amanhã e passo perto do correio, agora q lembrei

Bjsss