Gostou de algum texto? Quer copiar o texto inteiro ou parte dele? Clique e saiba como fazer!

Licença Creative Commons
A obra Vagabond of the Western World de Luciana Alves Bonfim foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em dontfearthereaper1981.blogspot.com.

Desejados!!!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Eu assisti: O gabinete do Dr. Caligari

 tempos que eu queria assistir este filme, por ser um dos filmes de terror mais antigos e mais apreciados pelos amadores do gênero.

Não sou crítica de cinema e nem tenho a intenção de resumir o filme aqui, mas o que eu mais gostei foi:

* as caracterizações dos personagens, desde as roupas até a maquiagem, que ajudou a dar o ar sombrio.
* o cenário que, todo mundo deve saber, é inspirado no expressionismo... linhas retas, mas inclinadas em relação ao chão, muitas pontas, tudo muito pontiagudo
* o jogo de luz e sombra
* as expressões do Dr. Caligari, principalmente as risadinhas cínicas dele.
* a luva do Dr. Caligari me lembrou a luva do Mickey!
* a maneira como a música e as cenas se "casam"
* somente no final você entende o começo!


Cenas que eu gostei:

* quando o Dr. Caligari entra para falar com o secretário da cidade que está sentando num banco bem alto, acima de todas as pessoas que se encontram no recinto: demonstra bem a "superioridade" dos que são ou se acham poderosos
* quando Mr Francis recebe a notícia sobre seu amigo Mr. Alan, a expressão que ele faz para a câmera é indecifrável... foda! Deixa a gente com a pulga atrás da orelha.
* todas as cenas do Cesare são tensas!

Foooooooooooooooooooooooda, filme foooooooooooooooooooooooda!

Ótima resenha do filme aqui:
http://mutuca.wordpress.com/2009/05/09/o-gabinete-do-dr-caligari-uma-metafora-do-totalitarismo/


...

Nenhum comentário: